Câmara nas Ruas leva atendimento do Procon, da Procuradoria da Mulher e Sala do Empreendedor ao Siupé e ao Pecém

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante segue ampliando o acesso da população aos serviços públicos com a primeira edição do projeto Câmara nas Ruas. Nesta sexta-feira, 11 de abril, a ação estará no Siupé, na Rua Nossa Senhora da Soledade, nº 8 – Centro, das 8h às 12h. Já na segunda-feira, 14 de abril, será a vez do distrito do Pecém receber o mutirão, na Rua do Cajueiro, s/n – Sede do Sine/IDT, também das 8h às 12h.

O projeto disponibiliza atendimentos essenciais à população, como o do Procon Municipal, da Procuradoria Especial da Mulher — que atua na defesa dos direitos das mulheres —, além do suporte da Sala do Empreendedor, oferecendo soluções práticas para quem precisa resolver questões de consumo ou receber orientações sobre como empreender.

Idealizado pela presidência da Casa, o Câmara nas Ruas busca tornar o legislativo mais presente no cotidiano da população, levando serviços diretamente às comunidades de São Gonçalo do Amarante.

“O nosso objetivo é fazer com que a Câmara esteja cada vez mais próxima das pessoas. Com o Câmara nas Ruas, levamos cidadania e agilidade aos bairros e distritos, ouvindo a população e oferecendo serviços que fazem a diferença no dia a dia do povo”, afirma o presidente da Câmara, vereador Magno do Pecém.

Gestão de Magno do Pecém na presidência da Câmara completa 100 dias com resultados expressivos

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante completou, nesta semana, os primeiros 100 dias de gestão sob a presidência do vereador Magno do Pecém. O período foi marcado por avanços em diversas frentes de atuação, reforçando o compromisso com a transparência, o diálogo com a população e a entrega de resultados concretos.

“Assumimos a presidência com o compromisso de fazer diferente: de estar mais perto do povo, ouvir mais e entregar resultado. Esses 100 dias mostram que, com trabalho sério, é possível transformar a Câmara num espaço vivo, presente nas comunidades e conectado com a realidade das pessoas. E seguimos firmes, porque isso é só o começo”, destacou o presidente da Câmara, vereador Magno do Pecém.

Durante esse tempo, o Legislativo aprovou 26 Projetos de Lei, 8 Decretos Legislativos, 2 Projetos de Lei Complementar, 1 Resolução e registrou 292 indicações, oriundas das demandas apresentadas pelos vereadores em contato direto com a comunidade.

Na área da defesa do consumidor, o Procon da Câmara concluiu 65 processos com sucesso, sendo 70% relacionados à Enel, 20% à Cagece e 10% a outras empresas. Outros nove processos seguem em andamento.

Já a Procuradoria da Mulher realizou 2.050 atendimentos de orientação e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de ações em escolas, associações e equipamentos sociais, em parceria com as secretarias municipais. Um total de 100 mulheres foram cadastradas no aplicativo Mulher Protegida, ferramenta que fortalece a rede de proteção local.

A Sala do Empreendedor também teve papel de destaque, com 60 empreendedores capacitados e 25 atendimentos realizados, incluindo ações itinerantes nos bairros. A Câmara foi ainda recebida pela nova equipe gestora do Sebrae 2025, alinhando futuras parcerias em prol do desenvolvimento local.

“Recentemente, firmamos o Pacto Cearense pela Primeira Infância com o TCE (Tribunal de Contas do Ceará) para criar políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos”, comemora Magno do Pecém.

Outro ponto de destaque foi o alcance da comunicação institucional, que ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações nas redes da Câmara, fortalecendo o acesso à informação pública e a aproximação com os cidadãos.