Você sabe quem foi o Dragão do Mar?

Mais do que o Centro Cultural mais famoso do Ceará, o Dragão do Mar de Aracati foi um homem que literalmente deu o nome para a história do nosso estado.

Neste feriado de orgulho para quem é da “Terra da luz” (e agora você já sabe que o apelido se deve por ter sido o primeiro estado brasileiro a libertar seus escravos) vamos falar sobre essa figura importante para a comemoração desta data.

Dragão do Mar — apelido foi dado pelo abolicionista José do Patrocínio — era mestiço, filho de pescadores do município de Aracati e tinha 40 anos quando liderou uma greve no Porto de Fortaleza.

Ele e seus companheiros jangadeiros, além de não transportar escravos, compravam liberadade e escondiam pessoas em suas casas. A notícia dos homens que lutavam junto aos negros pela abolição, correu o Império.

Em 1884, o Ceará aboliu a escravidão em todo o território e temos muito do que nos orgulhar.

Salve, Dragão do Mar de Aracati.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support