A partir do Decreto Estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938, São Gonçalo do Amarante tomou como parte de si, o distrito de Umarituba, ex-Umari, do município de Souré. Naquele ano, em meio a mudanças territoriais, nomes de distritos e até mesmo de cidades, o gonçalense ganhou para compor as estrelas em sua bandeira, a pacata morada que foi cortada pela linha do trem no ano de 1927.
E por seus trilhos de trem que seguem o curso da cidade, Umarituba ficou conhecida. Ali, no ir e vir do desenvolvimento e das transformações do tempo, a pequena Estação, que recebeu tantas pessoas e suas tarefas importantes para São Gonçalo do Amarante, viu o tempo corroer as paredes, derrubar telhas e desabrigar histórias, enquanto seu povo, valente, resistia, vivendo à beira das lendas e contos do lugar.
No começo deste ano de 2021, mais precisamente, em fevereiro, a Indicação nº 99/2021, do Vereador Carlin Pereira (PTB) pediu a restauração da antiga estação ferroviária e adaptação para um Centro Cultural. Segundo o texto da matéria, o local foi utilizado, nos anos de 1990, como escola, ponto de apoio para a saúde e até mesmo delegacia.
Umarituba completa, neste dia 20 de dezembro de 2021, 83 anos de contribuição à história de São Gonçalo do Amarante e, mais do que isso, de morada ao povo que escolheu suas terras para construir sua vida, criar famílias e deixar ali, entre os ruídos dos trens de carga, as suas vivências e esperanças. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante deseja um feliz aniversário ao distrito e a todos e todas que ainda hoje são parte deste lugar tão importante para nossa cidade.