Na madrugada de domingo, 26 de julho, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 13 anos, se tornou a atleta mais jovem a conquistar uma medalha olímpica para o Brasil. A premiação veio após disputa na competição de skate street, Rayssa conquistou uma medalha de prata competindo com outras skatistas de todo o mundo. A brasileira somou 14,64 pontos e perdeu apenas parta a japonesa Momiji Nishiya, que conseguiu a nota 15,26.
Conhecida como fadinha por ser vista, aos 7 anos, fazendo suas manobras fantasiada, a menina que garante que para se tornar bom no que faz, é preciso se divertir, não escondeu a emoção durante a premiação.
No Brasil, o skate é praticado, em grande maioria, por jovens que ocupam espaços da cidade para realizar suas manobras. Em São Gonçalo do Amarante, as Praças da Juventude contam com espaço dedicado ao esporte radical. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Ailson Frota, “é importante que haja incentivo para que outras fadas consigam voar como Rayssa fez.” O Vereador cita Indicação de sua autoria que sugere a construção de mais uma Praça da Juventude, desta vez, na localidade de Violete, que, além de contar com espaço para o skate, poderia conter uma mini areninha, academia ao ar livre, quadra de vôlei, basquete e futsal.
O apoio ao esporte deve ser contínuo para que futuros atletas medalhistas possam ser preparados e, com treinos e muita dedicação, também consigam trazer conquistas. São Gonçalo do Amarante tem jovens talentosos que não podem ficar de fora do investimento. Eles podem e irão chegar mais longe e o Poder Público precisa caminhar lado a lado com os sonhos destes gonçalenses.