Outubro rosa: conheça mais sobre a campanha de combate ao câncer de mama

O Outubro Rosa foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Com o objetivo de espalhar informações e gerar conscientização sobre a doença, para garantir diagnóstico e tratamento e combater, assim, os números de mortalidade.

No ano de 1990, em Nova York, acontecia a “Corrida pela Cura”, evento que existe até os tempos atuais e que fez nascer, ao redor de todo o mundo, outras campanhas de conscientização. No Brasil, o ano de 2002, recebeu a primeira ação, que foi realizada no parque Ibirapuera, São Paulo. Na ocasião a iluminação do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi totalmente iluminado da cor rosa. Rosa também é o laço que simpatizantes da campanha carregam em suas roupas durante todo o mês.

No ano de 2018, o Brasil instituiu a Lei nº 13.733 que realiza o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – que, entre outras atividades realiza ações como:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

Fique atenta para os fatores de risco da doença de acordo com o :

? Sexo feminino

? Idade — entre 40 e 60 anos;

? Genética

? Casos de câncer de mama na família — especialmente mãe, tia ou irmã;

? Menarca precoce (antes dos 12 anos);

? Menopausa tardia (após os 55 anos);

? Primeira gestação após os 34 anos;

? Mulheres que nunca amamentaram;

? Sedentarismo;

Informação é a melhor forma de combate. Realize o autoexame da mama. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.

Notícias recentes

Sessão Solene de Integração

No dia 25 de maio, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou uma sessão solene marcante para a integração da Procuradoria Especial da

UTILIDADE PÚBLICA

ATENÇÃO, cidadãos da nossa cidade! Vocês sabiam que podem ser ressarcidos integralmente de qualquer valor cobrado indevidamente em suas contas de energia? Isso mesmo! O

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support