O Outubro Rosa foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Com o objetivo de espalhar informações e gerar conscientização sobre a doença, para garantir diagnóstico e tratamento e combater, assim, os números de mortalidade.
No ano de 1990, em Nova York, acontecia a “Corrida pela Cura”, evento que existe até os tempos atuais e que fez nascer, ao redor de todo o mundo, outras campanhas de conscientização. No Brasil, o ano de 2002, recebeu a primeira ação, que foi realizada no parque Ibirapuera, São Paulo. Na ocasião a iluminação do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi totalmente iluminado da cor rosa. Rosa também é o laço que simpatizantes da campanha carregam em suas roupas durante todo o mês.
No ano de 2018, o Brasil instituiu a Lei nº 13.733 que realiza o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – que, entre outras atividades realiza ações como:
I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
Fique atenta para os fatores de risco da doença de acordo com o :
? Sexo feminino
? Idade — entre 40 e 60 anos;
? Genética
? Casos de câncer de mama na família — especialmente mãe, tia ou irmã;
? Menarca precoce (antes dos 12 anos);
? Menopausa tardia (após os 55 anos);
? Primeira gestação após os 34 anos;
? Mulheres que nunca amamentaram;
? Sedentarismo;
Informação é a melhor forma de combate. Realize o autoexame da mama. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.