Ônibus Lilás chega em São Gonçalo do Amarante.

O Ônibus Lilás, iniciativa da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS) do Governo do Estado, esteve, nesta sexta, 12 de novembro, na Praça da Matriz de São Gonçalo do Amarante e realizou atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social para mulheres em situação de violência. Além destes, foram ofertados serviços de massoterapia, ventosa terapia, aferição de pressão, medição de glicemia, zumba, sorteio de brindes e animação com a humorista Barbie Girl.

A Unidade Móvel de Acolhimento a Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas (Ônibus Lilás) faz parte de um projeto do Governo do Estado que foi proposto pelo movimento de mulheres na Marcha das Margaridas, Conferência de Políticas Públicas, realizada em 2013. Ele percorre o Ceará, promove visitas e momentos de reflexão sobre os direitos das mulheres.

Ao final da ação em São Gonçalo do Amarante, a Assistente Social Eveline Rocha, salientou a importância da humanização no processo de atendimento: “O projeto também chega, através de uma roda de conversa, do atendimento humanizado, especializado com a assistente social, a fim de diminuir os impactos que as mulheres sofrem devido à violência doméstica. Esta é uma questão social que vem assolando as mulheres, tanto do Brasil como também do Ceará. O atendimento especializado abrange também às mulheres trans, travestis, lésbicas e bissexuais, assim como está definido na Lei Maria da Penha.

Para Gabriela Freitas, Psicóloga do projeto, parcerias como esta com a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Procuradoria Especial da Mulher, são essenciais. “A gente conversa, depois faz atendimento especializado, sempre com trabalho em conjunto”.

A Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante foi inaugurada ainda neste ano de 2021 e já busca ações de combate à violência através do diálogo com outras entidades que também estão na mesma luta.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support