O movimento da comunidade: Tai Zumba
Um exercício físico que nasceu do improviso de um professor de dança colombiano, atualmente é sucesso entre as academias e grupos que se reúnem para tentar sair do sedentarismo. O zumba é uma invenção do bailarino Beto Pérez que, em 1986, enquanto oferecia aulas de aeróbica, se esqueceu das suas fitas com músicas e resolveu improvisar utilizando ritmos latinos. Em 2021, o Tai Zumba utiliza a técnica para oferecer qualidade de vida para mulheres do distrito de Taíba, em São Gonçalo do Amarante.
Sociedade Civil em ação
O Conselho Comunitário da Taíba, em parceria com o Projeto Tai Zumba, oferece aos moradores aulas gratuitas às terças e quintas, com a professora Márcia Santos. Segundo ela, os encontros nasceram da necessidade de possibilitar bem-estar e melhoria na qualidade de vida das mulheres da localidade. O grupo tem um ano e seis meses e conta com o apoio e incentivo apenas do Conselho e de habitantes do distrito.
Para a praticante Lyse Freitas, as aulas ajudam não somente na saúde física, mas também psicológica das mulheres que participam. A zumba, assim como outros exercícios físicos, pode contribuir para a melhoria da ansiedade ou de doenças físicas ocasionadas pelo sedentarismo.
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante reitera seu papel como porta-voz do povo gonçalense, divulga, apoia e acredita em ações vindas da comunidade, pois nós estamos crescendo junto com você.