A Vereadora Dúlcia Carvalho (PDT) solicitou, através da Indicação nº 85/2022, a instalação de lixeiras nas praias do município de São Gonçalo do Amarante. Segundo texto da Parlamentar, essa medida irá evitar o excesso de poluição diante da grande quantidade de lixo deixado no chão das praias, principalmente após finais de semana e feriados.
Segundo Dúlcia, “a falta de lixeiras nas praias provoca o descarte de latinhas, garrafas, plásticos e todo tipo de lixo na praia e no mar. Além disso, inserir lixeiras nas praias do município é uma forma de conscientizar toda a população.” Para além da poluição dos locais de lazer, o acúmulo de dejetos pode afetar a vida marinha e desencadear problemas para os pescadores da região.
Segundo a BBC News, “estima-se que 80% do lixo encontrado no mar, são de origem terrestre. E entre as causas disso estão a gestão inadequada do lixo urbano e as atividades econômicas (indústria, comércio e serviços), portuárias e de turismo. A população também tem parte da responsabilidade pelo problema, devido principalmente à destinação incorreta de seus resíduos que, muitas vezes, são lançados deliberadamente na rua e nos rios, gerando a chamada poluição difusa.”
O Brasil ocupa a 16ª posição entre os países que mais poluem seus oceanos, são jogados nas praias entre 70 mil e 190 mil toneladas de materiais plásticos. E este é, entre todo o lixo descartado nas praias, o pior inimigo da vida marinha. Além do plástico, bitucas de cigarro são as mais encontradas em praias brasileiras.
Com intervenções de educação ambiental e disponibilização de lixeiras apropriadas para recolher o material descartável das praias do Pecém e da Taíba, São Gonçalo do Amarante certamente cuidará melhor dos seus locais de lazer e também da vida marinha da nossa região. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.