O lixo nas praias também é problema para os animais marinhos

A Vereadora Dúlcia Carvalho (PDT) solicitou, através da Indicação nº 85/2022, a instalação de lixeiras nas praias do município de São Gonçalo do Amarante. Segundo texto da Parlamentar, essa medida irá evitar o excesso de poluição diante da grande quantidade de lixo deixado no chão das praias, principalmente após finais de semana e feriados.

Segundo Dúlcia, “a falta de lixeiras nas praias provoca o descarte de latinhas, garrafas, plásticos e todo tipo de lixo na praia e no mar. Além disso, inserir lixeiras nas praias do município é uma forma de conscientizar toda a população.” Para além da poluição dos locais de lazer, o acúmulo de dejetos pode afetar a vida marinha e desencadear problemas para os pescadores da região.

Segundo a BBC News, “estima-se que 80% do lixo encontrado no mar, são de origem terrestre. E entre as causas disso estão a gestão inadequada do lixo urbano e as atividades econômicas (indústria, comércio e serviços), portuárias e de turismo. A população também tem parte da responsabilidade pelo problema, devido principalmente à destinação incorreta de seus resíduos que, muitas vezes, são lançados deliberadamente na rua e nos rios, gerando a chamada poluição difusa.”

O Brasil ocupa a 16ª posição entre os países que mais poluem seus oceanos, são jogados nas praias entre 70 mil e 190 mil toneladas de materiais plásticos. E este é, entre todo o lixo descartado nas praias, o pior inimigo da vida marinha. Além do plástico, bitucas de cigarro são as mais encontradas em praias brasileiras.

Com intervenções de educação ambiental e disponibilização de lixeiras apropriadas para recolher o material descartável das praias do Pecém e da Taíba, São Gonçalo do Amarante certamente cuidará melhor dos seus locais de lazer e também da vida marinha da nossa região. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support