Chegamos àquele mês de festividades, especialmente no Nordeste do Brasil. Junho também traz a lembrança da preservação do meio ambiente e cuidado com nossa vegetação que é, em sua grande maioria composta pela Caatinga, além da Mata Atlântica e Vegetações Litorâneas.
É exatamente neste ponto que há preocupação com os biomas tão ricos e únicos do nordeste brasileiro. Entre suas tradições, junho aviva as brincadeiras com fogueiras e balões e estes podem se tornar responsáveis por queimadas, além da destruição de comunidades de animais silvestres e é preciso que estejamos atentos para evitar acidentes.
A soltura dos balões que seguem sem rumo e podem cair entre matas secas, provocando grandes incêndios ou mesmo em setores residenciais, é delito previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605). Porém, os objetos continuam sendo fabricados e a cada ano ganham maior dimensão e chegam a alturas que podem provocar acidentes graves, inclusive, com aviões.
A Força Aérea Brasileira, relata episódios em que balões de ar quente cruzam a frente de aeronaves com bastante frequência no mês de junho. Os artefatos levam não só beleza ao céu junino, mas perigo aos profissionais e passageiros.
As campanhas de conscientização são veiculadas todos os anos, mas parte de cada um de nós pensar no mal que podemos causar ao meio ambiente, vidas de outras pessoas e transporte aéreo. Vamos fazer do mês de junho tão bonito quanto seguro, festivo e de muita consciência ambiental. Afinal, a Caatinga cobre 12% do território nacional e é um bioma exclusivamente brasileiro. Um bom motivo para se orgulhar e preservar. Não solte balões e vamos, juntos, festejar em segurança. Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, crescendo junto com você.