Junho das festas juninas, do meio ambiente e do combate às queimadas

Chegamos àquele mês de festividades, especialmente no Nordeste do Brasil. Junho também traz a lembrança da preservação do meio ambiente e cuidado com nossa vegetação que é, em sua grande maioria composta pela Caatinga, além da Mata Atlântica e Vegetações Litorâneas.

É exatamente neste ponto que há preocupação com os biomas tão ricos e únicos do nordeste brasileiro. Entre suas tradições, junho aviva as brincadeiras com fogueiras e balões e estes podem se tornar responsáveis por queimadas, além da destruição de comunidades de animais silvestres e é preciso que estejamos atentos para evitar acidentes.

A soltura dos balões que seguem sem rumo e podem cair entre matas secas, provocando grandes incêndios ou mesmo em setores residenciais, é delito previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605). Porém, os objetos continuam sendo fabricados e a cada ano ganham maior dimensão e chegam a alturas que podem provocar acidentes graves, inclusive, com aviões.

A Força Aérea Brasileira, relata episódios em que balões de ar quente cruzam a frente de aeronaves com bastante frequência no mês de junho. Os artefatos levam não só beleza ao céu junino, mas perigo aos profissionais e passageiros.

As campanhas de conscientização são veiculadas todos os anos, mas parte de cada um de nós pensar no mal que podemos causar ao meio ambiente, vidas de outras pessoas e transporte aéreo. Vamos fazer do mês de junho tão bonito quanto seguro, festivo e de muita consciência ambiental. Afinal, a Caatinga cobre 12% do território nacional e é um bioma exclusivamente brasileiro. Um bom motivo para se orgulhar e preservar. Não solte balões e vamos, juntos, festejar em segurança. Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, crescendo junto com você.

Notícias recentes

Sessão Solene de Integração

No dia 25 de maio, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou uma sessão solene marcante para a integração da Procuradoria Especial da

UTILIDADE PÚBLICA

ATENÇÃO, cidadãos da nossa cidade! Vocês sabiam que podem ser ressarcidos integralmente de qualquer valor cobrado indevidamente em suas contas de energia? Isso mesmo! O

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support