Neste mês de julho, a Câmara Municipal traz campanha digital para ressaltar os cuidados com as doenças hepáticas virais. O Ministério da Saúde (MS) destaca o “JULHO AMARELO”, criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo é reforçar a vigilância, a prevenção e o controle das hepatites virais, que se manifestam de diferentes formas. Muitas vezes até silenciosamente. Em outros casos são perceptíveis sintomas como: enjoo, vômitos, dores abdominais, urinas e fezes de ação diferentes.
Dados da OMS apontam que, dentre as 5 hepatites, a que causa maiores números de internamento por problemas renais é a hepatite C. As incidências maiores de transplante de fígado, cirrose, câncer de fígado e o óbito são relacionadas à doença.
Os cuidados com a higiene são os maiores aliados à prevenção. É importante salientar também que as hepatites são transmissíveis, dentre outras formas, pelo contato com sangue e através de relações sem preservativo. Com isso, é importante que a população redobre a atenção e busque orientação na rede pública de saúde para imunização contra a Hepatite A e B.
Você pode encontrar mais informações sobre o Julho Amarelo nas redes sociais da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. Nós estamos crescendo junto com você.