A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante inaugurou, nesta sexta, 20 de agosto, o Espaço da Procuradoria Especial da Mulher na Casa, com a presença de representantes de todo o Estado, entre sociedade civil, Legislativo, Executivo e Associações.
As Deputadas Érika Amorim (PSD) e Augusta Brito (PCdoB) se fizeram presentes, em nome da Assembleia Legislativa do Ceará, uma parceria ativa que realiza formações para que o espaço inaugurado possa dar apoio e acolhimento dentro da Câmara Municipal com o máximo de cuidado e entendimento da causa.
Em sua fala, a Deputada Estadual Augusta Brito parabenizou as Vereadoras do Legislativo Municipal pela dedicação que fez com que fosse possível a criação da Procuradoria na Casa, além de citar um pequeno recorte sobre as lutas enfrentadas para se chegar a cada município. A Parlamentar salientou, também, a importância das Câmaras Municipais na criação das políticas públicas para mulheres.
O Presidente Ailson Frota fez entrega e também recebeu a Comenda pelos trabalhos prestados em defesa da mulher. A homenagem da Deputada Augusta Brito, foi entregue pela Vereadora Elsa Rodrigues, para a Deputada Erika Amorim, foi entregue pela Vereadora Dúlcia Carvalho, além das parlamentares, as filhas de Renata Herculano, que dá nome à sala da Procuradoria, Beatriz Herculano e Lara Herculano, receberam a homenagem das mãos da Vereadora Naira do Josinaldo.
Na fala livre da Tribuna, as convidadas puderam contar suas experiências e ações em combate à violência contra a mulher. A Assessora Técnica da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza, Sandra Paula Pereira de Araújo, destacou que o equipamento está totalmente aberto a receber parcerias, a representante da Sociedade Civil, Vênus Andrade fez um convite a mulheres e também a homens para que possam participar do seu projeto, realizado em São Gonçalo do Amarante, Café com Mulheres. O Ex-Presidente da Casa, Ednaldo Martins ressaltou o combate à violência psicológica que mulheres enfrentam através de ataques virtuais.
A Procuradoria Especial da Mulher de São Gonçalo do Amarante, tem, entre suas atribuições, receber e encaminhar aos Órgãos competentes, denúncias de violência contra a mulher, acompanhar a execução de programas Municipais e Estaduais para a promoção da igualdade de gênero, promover pesquisas, seminários e palestras, além de realizar convênios com a Assembleia Legislativa do Ceará, instituições públicas e privadas, poderes públicos e organizações da sociedade civil.