Neste dia 15 de outubro, a Câmara Municipal vem lembrar alguns dos Projetos de Lei e Indicações que passaram, neste ano de 2021, pela casa do povo e que buscam auxiliar nossos professores municipais em seu cotidiano de trabalho. Sabemos que a pandemia do Novo Coronavírus fez com que atividades importantes fossem interrompidas. Não foi diferente com a educação, que teve aulas presenciais interrompidas por medidas de distanciamento social. A situação preocupou o Legislativo que, em busca de amenizar a situação, trouxe a discussão para o Plenário. Relembre alguns projetos aprovados por esta Casa em benefício dos professores da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo do Amarante:
Em 08 de abril, de 2021, a Vereadora Dúlcia Carvalho (PDT), apresentou a Indicação nº 377, que pediu a inclusão dos profissionais da educação nos grupos prioritários para receber a vacinação contra a COVID-19. Neste caso, todos que se dedicam à atividades relacionadas ao convívio escolar puderam ser beneficiados. Outra indicação importante para aquele momento, foi a de nº 490, de autoria do Vereador Carlin Pereira (PTB) que fez requerimento EMERGENCIAL pela aquisição de aparelhos celulares ou notebooks para os professores da rede de ensino. O Parlamentar alegou que os profissionais estariam utilizando seus próprios aparelhos para que acontecessem as respectivas aulas, transmitidas vitualmente.
Ainda em favor dos professores, a Vereadora Elsa Rodrigues (PRTB) sugeriu, na Indicação nº 666, providências do Poder Executivo Municipal de São Gonçalo do Amarante e seus órgãos competentes, na promoção de campanha de prevenção ao problema vocal entre os professores e que fosse disponibilizado serviço de fonoaudiologia para esse público que usa a voz como ferramenta de trabalho. Sobre capacitação para o trabalho em ambiente escolar, a Câmara Municipal, através da Indicação nº 514, do Vereador Neto do Pecem (PSB), sugeriu que fosse realizada a capacitação em noções básicas em primeiros socorros para profissionais da educação municipal, de acordo com a lei federal n°13.722 — Lei Lucas, visando melhorias em relação a segurança dos alunos e profissionais.
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante salienta que a cumprimento dos projetos é de autoria do Poder executivo e pede para que a população se una aos parlamentares para cobrar os projetos aprovados. A Casa parabeniza a todos e todas os professores e professoras da Rede Municipal de Ensino e reafirma seu compromisso em trabalhar ao lado dos profissionais para que o município seja sempre destaque na educação. Nós estamos crescendo junto com vocês.