Censura nunca mais

O Brasil comemora, em 03 de agosto, o fim oficial da Censura no país. O cerceamento que calou a liberdade de expressão em diversos setores como a arte, a ciência e o jornalismo recebeu um basta durante a Assembleia Constituinte de 1988. Nasceu, então a nossa Constituição Federal. Vale lembrar que os brasileiros haviam passado por um período de Regime Militar que durou de 1964 à 1985.

Neste período, muitos artistas e políticos contrários ao regime foram exilados e tiveram que deixar suas famílias e país. Teatros e festivais de música foram vistoriados, jornalistas sumiram e até hoje não se sabe o paradeiro destes. Órgãos como o Departamento de Ordem Política Social (DOPS) fiscalizavam e aplicavam censuras àqueles que tentavam driblar o sistema.

A liberdade de expressão é uma grande conquista que faz parte de uma democracia plena, que entrega todos os direitos aos seus cidadãos e é por isso que devemos celebrar este dia como um sinal de evolução.

A Lei da Anistia, aprovada em 1979, revogou crimes cometidos no período militar. Datas como a deste 03 de agosto são importantes para que o povo não se esqueça de valorizar conquistas e direitos. A jovem democracia brasileira conta com cada um de nós na sua defesa. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support