Entre os temas mais discutidos durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, durante esta quinta, 17 de novembro, está a causa animal. O debate foi iniciado após uma fala do Vereador Thiago Santos (PSB), que pediu que os serviços de abrigos e cuidadores sejam incluídos na LOA (Lei Orçamentária Anual) do ano de 2023.
Os Vereadores presentes na Sessão relembraram Indicações e Projetos de Lei enviados ao Executivo e que, até o dado momento, ainda esperam por ações. Entre eles apuramos alguns muito importantes e que valem a pena serem citados, confira:
O Projeto de Lei Ordinária nº 72 de 2022, que dispõe sobre a criação do Programa de Bolsa de Proteção Animal para ajudar os custeios dos Cuidadores de Animais, de autoria do Vereador Pereira da Coelce (PDT), a Indicação nº 144 de 2022, que pede para que o prédio que abrigava o presídio municipal se torne um canil/gatil, com o fim de recolher animais em situação de abandono e maus tratos. Indica também que neste lugar existam as condições necessárias para o cuidado médico e de amparo geral dos animais, de autoria da Vereadora Elsa Rodrigues (PRTB). A Indicação 504 de 2021, solicita a criação da Coordenadoria de Proteção e Bem estar Animal no Município de são Gonçalo do Amarante. O texto é de autoria do Vereador Neto do Pecém (PDT). Além disto, Vereadores citaram a demora na vinda do Castramóvel para São Gonçalo do Amarante. O equipamento, que recebeu Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal, Célio Studart, aguarda há alguns meses um complemento no orçamento para que possa realizar serviços destinados a animais de rua.
Outros assuntos debatidos foram o esporte e apoio aos atletas do município, o aniversário do distrito de Umarituba e possíveis festejos, além de reformas em Areninhas e estrutura de algumas estradas vicinais de São Gonçalo do Amarante.
Acompanhe as Sessões Ordinárias através das nossas redes sociais ou pela Rádio Bons Ventos FM 91.1. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.