Na manhã desta segunda, 17 de maio, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou Audiência Pública em Alusão ao Dia Nacional de Combate Ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O momento contou com falas importantes feitas por profissionais de diversas áreas de atuação na proteção de direitos e enfrentamento nas lutas contra a violência.
A Psicóloga e representante do NASF do Município, Jéssica Alencar indagou sobre o motivo do combate ser lembrado apenas no mês de maio. “Por que a gente fala sobre abusos sexuais contra crianças e adolescentes apenas no mês de maio? Este é um tema para ser amplamente divulgado todos os dias do ano, por todas as Secretarias e frentes de trabalho, na saúde, educação e assistência. As crianças do município sofrem e precisam de proteção, mas os processos são fragmentados. Então é importante a discussão vir para dentro da Casa do Povo, onde se criam as leis. Precisamos que elas sejam mais efetivas. O Governo Municipal assim como Estadual e Federal atuando de verdade em relação a esse assunto, pois temos números muito alarmantes.”
“É muito prazeroso perceber que a luta se amplia e chega a novos espaços. Esta é a primeira Audiência que acontece em um período de 10 ou 11 anos.
E esse é um processo fundamental na defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Para mim é, sem dúvida alguma, um momento histórico e a Câmara dos Vereadores de São Gonçalo do Amarante, está de parabéns”, ressalta o Técnico da Assistência Social e Presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Manoel Filho.
O Conselheiro Tutelar de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Martins, parabenizou a Câmara Municipal pela realização da Audiência Pública que trouxe para o Plenário um tema tão importante que é o combate à violência contra crianças e adolescentes. Segundo o Conselheiro, “momentos como estes trazem esperança de dias melhores. Ele também fez um apelo para que a campanha seja permanente e que o município possa servir de exemplo para outros nas práticas de combate e defesa das crianças e adolescentes.
O Ex-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes e Pesquisador da temática há mais de seis anos, Cleyton Oliveira, acredita que todos precisam estar atentos a esta problemática da vulnerabilidade advinda de questões sociais. O Pesquisador frisou, ainda, a importância do encontro entre diversos profissionais que atuam na região se encontrarem no evento de hoje. “Nós temos um caminho muito extenso à percorrer para realizar o enfrentamento da violência em São Gonçalo do Amarante, mas principalmente da exploração sexual que acontece embaixo dos nossos olhos.”
A Audiência Pública, assim como demais eventos da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante têm transmissão ao vivo pelo facebook da Casa, pela Bons Ventos FM 91.1 e pela Rádio Web Câmara de São Gonçalo, pelo aplicativo RádiosNet.