Nesta quinta, 17 de junho, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante recebeu a ativista e cuidadora de animais do distrito de Siupé, Maria Lúcia Bernardino, que fez uso do Espaço do Povo, para discutir sobre problemas relacionados à causa animal na cidade. Maria Lúcia tem uma Chácara em que cuida de cachorros, gatos, jumentos, entre de outros animais que chegam à casa maltratados e doentes.
“Por eles, eu já morei até embaixo de um pé de juazeiro. Para quem não sabe, é uma arvore que tem espinhos. Eu vivia sendo expulsa das casas onde morava por causa deles. Mas por eles eu já fiz de tudo, já vendi até roupas usada”, diz a cuidadora.
Durante a Sessão, os Vereadores apresentaram projetos relacionados à defesa dos animais: a Vereadora Elsa Rodrigues (PRTB) colocou em votação o Projeto de Lei nº 40, que dispõe sobre a instituição do “Dia Municipal do Protetor dos Animais” e o reconhecimento como serviço de utilidade pública dos trabalhos desenvolvidos pelos protetores, além da Indicação nº 484 de 2021, que estabelece a instalação de um Centro Zoonoses no município de São Gonçalo do Amarante. O Vereador Neto do Pecém (PSB), através da Indicação nº 75 de 2021, pediu a Construção de uma “UPA Animal” e a disponibilização de um “Castra Móvel”. Já o Vereador Canoa do Siupé (PROS), realizou um requerimento da criação de um órgão voltado a defesa aos direitos da causa animal.
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, através dos seus Vereadores, está comprometida com a causa animal e, além de fiscalizar, estará sempre em busca de novos projetos e ações para dar auxílio àqueles que dedicam suas vidas no cuidado com os animais de rua.