A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, trouxe, na última Sessão Ordinária, do dia 18 de fevereiro, a pauta da acessibilidade. Citado pelas Vereadoras Dúlcia Carvalho (PDT) e Naira do Josinaldo (PTC).
Para Dúlcia Carvalho, é necessário que haja um tradutor em Libras nas instituições do Município. Segundo sua indicação, o profissional fortalece a presença de surdos nos ambientes, principalmente escolares de São Gonçalo do Amarante. Um verdadeiro trabalho de inclusão que, para ela que tem um irmão que se comunica através da Língua Brasileira de Sinais, transforma a realidade de muitos cidadãos que são esquecidos quando o assunto é inclusão social.
Já a Vereadora Naira do Josinaldo, encaminhou o ofício N° 004/2021 para o Presidente da Câmara, Ailson frota (PTB), solicitando o cumprimento da Resolução N° 025/2019, que inclui o intérprete em libras nas Sessões Ordinárias transmitidas pela internet.
Segundo Ailson Frota, tanto a indicação da Vereadora Dúlcia, quanto a solicitação da Vereadora Naira são de extrema importância para o processo de inclusão dentro dos poderes que regem o município. É necessário observar o todo para construir uma sociedade mais igualitária. A política se faz acessível quando consegue chegar a todos os cidadãos e cidadãs que compõem o coletivo