A memória e luta do Povo Anacé

Neste 19 de abril, o Brasil comemora o dia do índio, mas você conhece a história daqueles que habitaram e fizeram de São Gonçalo do Amarante o que é hoje? A Câmara Municipal traz, neste artigo de opinião, um pouco da cultura e tradição Anacé.

O povo brasileiro vem tomando consciência da própria história a passos curtos, mas é interessante ver que o dia do indígena, atualmente, vai muito além de vestir crianças com penas e tintas no rosto ou entoação de cantigas feitas por homens brancos para enaltecer, de forma errônea e vazia, a jornada dos povos tradicionais. Em 19 de abril, os próprios indígenas organizam marchas, cobram direitos, lutam pelas suas terras e nos ensinam mais do que tudo, a ter orgulho das raízes.

São Gonçalo do Amarante, assim como muitas cidades brasileiras nasceu do povoamento de tribos. Por aqui, habitaram os Anacés que segundo Santana -2010, “aparecem na literatura no século XVII, quando o padre Antônio Vieira cita este povo em seu relato da missão na serra de Ibiapaba. De origem guerreira, eles não estavam dispostos a aceitar o novo reordenamento imposto pela Coroa portuguesa na época. No ano de 1694, Fernão Carrilho cercou parte dos Anacés em uma distância de oito léguas ao Norte da Fortaleza e assim surgiu nosso município, a partir das vivências dos povos Anacés.

Citados em nosso hino, por sua coragem “nessas plagas, outroras, revéis dominaram, os virís Anacés, com todo seu valor,” os povos originários de terras gonçalenses, deram nome à cidade durante um curto período, mas marcam até hoje o orgulho e a determinação daqueles que nascem sobre este chão. Que o dia 19 de abril seja de memória, pois é de conhecimento e respeito às suas origens que o brasileiro precisa. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support