Em São Gonçalo do Amarante, alguns açudes e rios começam a encher devido ao grande número de chuva dos últimos dias. Segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), as águas de março, no segundo mês da Quadra Chuvosa, ficaram acima da média. Boa notícia para quem sofre com a seca, mas sinal de alerta nas estradas e passagens molhadas da região.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram acidentes em barragens como a do Catolé, na Sede do Município, que ocasionou vítima de afogamento, e, menos importante, alguns prejuízos materiais. No último domingo, 10 de abril, um morador da região da Sede, ao tentar atravessar o açude da Liberdade, foi arrastado pela força da água.
No Sertão gonçalense, enquanto a população aguarda a conclusão da obra da ponte sobre o Rio Curu que interligará os distritos do Cágado e Serrote, a força das águas já causam preocupação aos habitantes.
A capital cearense, Fortaleza, teve 37 dias consecutivos de chuvas e nosso município, vizinho e integrante da região metropolitana, também vivenciou dias frios. Enquanto os reservatórios se renovam de água e esperança, a população necessita se atentar aos cuidados com os riscos de afogamento e alagamentos que são comuns nesta época do ano.
Aqui vão algumas dicas para quem deseja aproveitar para tomar aquele banho de açude ou rio:
– não mergulhe em locais que não conheça, especialmente rios, pois a correnteza pode mudar e causar acidentes.
– não atravesse passagens molhadas em caso de forte volume de água.
– não ingira bebidas alcóolicas antes de tomar banho.
– cuidado redobrado com as crianças.
Lembre-se de se cuidar para aproveitar melhor os espaços da nossa cidade. A Câmara Municipal está crescendo junto com você.