O Siupé é um dos distritos mais antigos do município de São Gonçalo do Amarante e, neste 28 de dezembro de 2021, completa 280 anos. Para comemorar esta data tão importante para nossa cidade, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante te traz algumas curiosidades sobre este lugar tão querido por todos nós.
O Siupé nasce dos Anacés, então alguns historiadores consideram o distrito como um dos pontos iniciais da fundação de São Gonçalo do Amarante. Acredita-se que a construção da igreja de Siupé tenha ocorrido entre os anos de 1730 e 1737, em terras doadas ao Sargento-mor Antônio Marques Leito. Também, a partir de 1737, foram encontrados indícios de atos litúrgicos como batizados, casamentos e enterros nos livros da igreja.
Os mais antigos moradores contam que, devido a uma aparição de Nossa Senhora num pé de gameleira que havia no local, ele foi escolhido para a construção de uma Capela. Ali, estão enterrados muitos padres.
Em 1741, o Sargento-mor e sua mulher Apolônia da Costa realizaram o aumento do patrimônio da igreja. Hoje o patrimônio é protegido pelo Tombo Estadual, segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 21.308 de 13 de março de 1991.
O Siupé se desenvolveu no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Soledade. Lugar pacato, em que a vizinhança ainda consegue colocar, no fim de tarde, cadeiras à beira das calçadas e observar o movimento da cidade enquanto conversa sobre a vida. Não há morador que não se orgulhe de pertencer ao distrito.
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante parabeniza o Siupé e enaltece sua história e contribuição à São Gonçalo do Amarante.