É comum haver confusão entre funções do Legislativo e do Executivo. Geralmente quando isto acontece, não sabemos a quem cobrar. Chegou a hora de compreender o papel de cada Instituição e como elas atuam para melhorar a vida dos gonçalenses.
O Legislativo possui, entre suas funções, o dever de criar Leis que auxiliem na convivência em sociedade e que busquem igualdade no cotidiano dos moradores. Fiscaliza ações do Poder Executivo, como uso de recursos públicos e ações que envolvam verbas referentes ao município, além de julgar seus membros em situações específicas.
O Executivo, como a própria palavra define, executa, faz acontecer as leis e indicações enviados pela Câmara Municipal, além de também criar os seus projetos. É função do Executivo estar atento às demandas da população, que geralmente são ouvidas pelos Vereadores, explanadas em Plenário e encaminhadas, para assim resolver problemas das comunidades que formam nossos distritos.
Quando aprendemos a diferenciar o campo de atuação dos Poderes, ganhamos mais força para cobrar direitos e lutar por melhorias. Assim, podemos crescer cada vez mais juntos, de forma ordenada e concreta. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante se orgulha em estar de portas abertas a todos e todas que tenham projetos para a melhoria da nossa cidade.