A pandemia do novo coronavírus faz com que alguns municípios tenham alta nos índices de contágio, atingindo o sistema de saúde pública e superlotando as unidades de atendimento. São Gonçalo do Amarante está entre os municípios do Ceará em alerta máximo.
Os níveis são divididos de 1 a 4, em que 1 é o “novo normal”, 2 é “moderado”, 3 é “alto” e 4 é “altíssimo”, deste, o município se encontra no nível 4.
O que cada um de nós pode fazer para auxiliar os profissionais da saúde nesta guerra pela vida que eles travam todos os dias dentro de hospitais? Desde o começo da pandemia algumas normas de saúde pública passaram a fazer parte do dia-a-dia de pessoas em todo o mundo. São ações simples refletem positivamente na prevenção e, obviamente, nos baixos números de internação.
Ficar em casa e evitar aglomerações, mantendo o distanciamento de 1,5 metros a 2 metros caso necessite ir ao supermercado, por exemplo, usar máscara ao sair, higienizar as mãos e objetos, além de compras. Separar talheres e refeições de familiar acamado e, em ultimo caso, o governo e prefeituras podem submeter a população ao lockdown, que traz uma série de restrições não só à população, mas comercial em geral.
Para que o município de São Gonçalo do Amarante não passe por um colapso na saúde pública, todos nós podemos ajudar: Executivo criando ações de conscientização, Legislativo fiscalizando e você, sociedade civil, respeitando as normas de combate à covid-19.