O Governo Estadual não tem medido esforços no combate à Pandemia do Novo Coronavírus. Além da aquisição de imunizantes e outros investimentos na Saúde, o Estado tem adotado medidas restritivas quanto a circulação de pessoas nesse período de contaminação. Os decretos estaduais, dentre outras medidas, estabelecem normas para o funcionamento dos comércios e outras atividades. Assim, os municípios devem adotar medidas sanitárias no mesmo sentido.
Em São Gonçalo do Amarante, que seguia em lockdown desde o último dia 13 de março, as atividades seguem regulamentadas pelo último Decreto Municipal (5.247 de 12 de abril, disponível no portal da Executivo Municipal), estabelecendo medidas restritivas como o toque de recolher das 20h às 5h do dia subsequente e o funcionamento de atividades econômicas.
Excetuando os serviços essenciais, as demais atividades comerciais deverão funcionar observando regras quanto seu horário e redução no atendimento. Desta forma, destacamos que o comercio de rua e serviços de restaurante poderão funcionar de 10h às 16h, com 25% de sua capacidade de atendimento simultâneo.