Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, em sua primeira Sessão Ordinária do ano de 2021, lembrou o nome de Maria da Conceição Rodrigues, mais conhecida como Conceição. Natural da localidade de Curral Grande, a gonçalense nasceu em abril de 1969, casou-se com José Airton Barbosa de Andrade, com quem teve duas filhas: Priscilla e Patrícia.
Filha de agricultores, de origem simples e humilde, formou-se em Recursos Humanos, mas cultivou grande paixão pelo artesanato. Participou do grupo “Mãos de artesãos”, importante movimento de valorização do artesanato local. Apresentou trabalhos em feiras de artes e consagrou seu trabalho entre os melhores do ramo.
Em 2017 descobriu o câncer, parou de andar devido a doença e lutou até agosto de 2020. Sua história de coragem e dedicação ficou marcada na memória de todos que a conheceram pessoalmente e seu nome é motivo de orgulho para amigos e familiares.
Em reconhecimento à sua contribuição cultural ao município, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, enviou para à Comissão de Justiça e Redação, o Projeto de Lei n° 01/2021, de autoria do Vereador Thiago Santos que confere o nome da gonçalense para o Centro Especializado em Reabilitação. O prédio, inaugurado em dezembro de 2020, será referência em reabilitação física e motora. O projeto será votado em plenário na próxima sessão, que acontece dia 04 de fevereiro.