Outubro Rosa: os riscos do câncer de mama

O mês de outubro é marcado por campanhas de conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher. Não por menos, o câncer de mama é o segundo em número de vítimas femininas no Brasil, atrás somente dos melanomas de pele. A taxa de mortalidade, que apresenta uma curva ascendente preocupa especialistas. Mas quais são os fatores que podem acarretar na doença?

Os casos aumentam em mulheres a partir dos 40 anos, com taxa de óbito 10 vezes maior quando a idade avança para 60 anos. A rapidez do diagnóstico e tratamento podem salvar vidas, chegando até a 95% de chances.

Os fatores de risco podem ser comportamentais, reprodutores, hormonais ou genéticos, como por exemplo o sedentarismo, menopausa após os 55 anos ou se há histórico de câncer de mama na família, especialmente se quando acontece antes dos 50 anos.

O exame do toque, que pode ser feito em frente ao espelho é um aliado na descoberta da doença, mas mulheres acima de 40 anos, devem fazer, anualmente o exame de mamografia.

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), é possível reduzir em 28% os riscos com a adoção de alguns hábitos:

• Praticar atividade física regularmente;

• Alimentar-se de forma saudável;

• Não fumar;

• Ter o peso corporal adequado;

• Não ingerir bebidas alcoólicas;

• Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.

 

Se cuide o ano inteiro. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support