A leitura é um dos processos mais importantes na formação do cidadão. É por isso que, desde muito cedo, é necessário incluir bons livros na rotina dos nossos filhos. Assim, quando adultos, o hábito da leitura se tornará mais comum e agradável. Mas você sabe que livros ler para uma criança? Neste 18 de abril, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante fez uma seleção das melhores indicações de novos autores que estão conquistando os pequeninos.
Aqui vão alguns dos livros mais citados em sites especializados:
A primeira dica é o Céumar Marcéu, de Renato Moriconi, para crianças a partir de um ano. Este livro trabalha perspectivas de imagens. Uma onda também pode ser nuvem, um astronauta, mergulhador, a estrela pode ser do céu ou do mar. O virar de páginas é quem dirá. A obra é lúdica e instigante para inserir os bebês no universo literário.
“Nanão”, de Gustavo Piqueira, indicado para crianças a partir dos 2 anos, se torna muito educativo, pois se encaixa perfeitamente naquela fase em que as crianças respondem “não” para tudo. Já “O menino que virou chuva”, de Yuri de Francco e Renato Moriconi, abrange o público que já está lidando com emoções e fala justamente sobre o direito de sentir. Para os maiores, a partir de 6 anos, entre muitas indicações, ficamos com “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas”, que traz um diálogo entre coragem e medo. A obra é assinada pelo cantor Emicida e por Aldo Fabrini.
Além destas obras, existem inúmeras outras, clássicas ou novas, prontas para entrar no universo infantil. Faça um favor para a humanidade e leia para uma criança. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante se orgulha em crescer junto com você.