A quadra chuvosa traz, além de muita água para banhar as terras gonçalenses, alguns problemas que afetam a cidade todos os anos, como é o caso do aumento no número de doenças virais. Neste período, é necessário realizar algumas ações para que os postos de saúde dos distritos, a UPA do Pecém ou até mesmo o hospital não sofra com as lotações.
Todos podemos ajudar com pequenos hábitos, no dia-a-dia. Use máscara, higienize as mãos com álcool em gel 70%, não retire a máscara para falar em público, não tossa nas mãos e, lembre-se: temos outros inimigos como a dengue que também necessita de cuidados como uma boa limpeza no quintal para a retirada de possíveis locais propícios ao domínio do mosquito.
É necessário também saber diferenciar os sintomas, afinal, há outras doenças que atingem a população neste início de ano. Então, para que você possa estar atento, leia as dicas abaixo:
Covid-19, H1N1, Dengue e H3N2, mais um vírus relacionado à Influenza A, causam febre e dores de cabeça. A Covid e a H3N2 apresentam cansaço, a dengue pode causar perda de peso, vômito e náuseas e dores nas articulações. A H1N1, além de outros sintomas, pode causar irritação nos olhos.
O mais importante é manter os cuidados e fazer sua parte para que os vírus não tenham maiores circulações pela cidade. Lembre-se de consultar um médico em caos mais graves. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.