Câmara realiza palestra em alusão ao Novembro Azul

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, realizou, na manhã desta sexta, 19 de novembro, uma palestra em alusão à campanha do Novembro Azul. O médico convidado, Dr. Luciano Filho, alertou para a importância do autocuidado dos homens e ações que podem levar ao diagnóstico precoce e mais possibilidades de cura do câncer de próstata.

Segundo o profissional, o exame do toque ou PSA (antígeno prostático específico) são fundamentais para pessoas do sexo masculino com idade acima dos 50 anos. O médico também especificou que a população que se encontra no grupo de risco (que tenham parentes que desenvolveram a doença antes dos 60 anos ou negros) devem começar a realizar os exames a partir dos 45 anos.

O exame de toque retal identifica o tamanho, a forma e a textura da próstata e pode detectar a presença de nódulos. Para Luciano Filho, o machismo interfere e pode aumentar os números de pessoas com a doença e com diagnostico tardio. Por isso é de fundamental importância divulgar informações acerca do processo e exames disponíveis.

Fique atento aos sintomas:

• Micção frequente.

• Fluxo urinário fraco ou interrompido.

• Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).

• Sangue na urina ou no sêmen.

• Disfunção erétil.

• Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.

• Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Cuide da sua saúde. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante está crescendo junto com você.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support