A Câmara aprovou: data de aniversário do distrito de Umarituba

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, através do Projeto de Lei nº 104/2021, de autoria do Vereador Carlin Pereira (PTB), aprovou, neste primeiro Período Legislativo de 2022 a criação do aniversário do distrito de Umarituba, localizado a 7,5 km da Sede do município. A data estabelecida é 20 de dezembro, em conformidade com a aquisição da localidade, que se deu em 1938.

O Decreto Estadual nº 448 determina a aquisição do distrito de Umari do Município de Souré (hoje, conhecido como Caucaia) e este passou a ser o quinto distrito de São Gonçalo do Amarante. A economia local girou, durante muito tempo em torno da fabricação de cerâmicas e foi também uma das principais vias de escoamento de materiais, através de trens.

Isto porque Umarituba é um distrito cortado pela via ferroviária que foi inaugurada em 1927. “Com a extensão posterior da linha para Crateús e depois para o Piauí, a estação passou a fazer parte da linha Sul da Rede de Viação Cearense.”

Por sua história e contribuição para o Município de São Gonçalo do Amarante, o distrito merece uma data comemorativa de sua integração à nossa cidade. A Câmara Municipal está crescendo junto com o povo de Umarituba.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support