153 anos de história para contar

No dia 27 de novembro, São Gonçalo do Amarante comemorou seus 153 anos de emancipação e, para comemorar, a Câmara Municipal destaca aspectos da sua história que fazem da cidade única. Personagens, histórias, conquistas e um povo que acolhe a todos que desejam estar por aqui.

Alguns historiadores, defendem a tese de que a história de SGA, como é abreviadamente conhecido, iniciou-se no distrito de Siupé, localizado entre Paracuru e São Gonçalo do Amarante. O lugar conta com um dos patrimônios históricos mais antigos do município, a Igreja centenária de Nossa Senhora da Soledade, em que, todos os dias 7 de setembro, se realizam missas e festejos.

Em 17 de agosto de 1921, segundo o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) “a povoação de São Gonçalo foi elevada à categoria de vila pela lei estadual nº 1.841 e o município recebeu essa denominação, em obediência à lei estadual nº 1.436 de 12 de novembro do mesmo ano. A sede do município ficou numa disputa entre, ora Paracuru, ora São Gonçalo. Somente a partir de 7 de agosto de 1935 é que se fixou a Sede em São Gonçalo do Amarante.”

Por algum tempo, conhecida como Anacetaba, em homenagem aos índios que habitavam a cidade, inicialmente, não contava com a distribuição geográfica atual, não existindo, por exemplo distritos como o de Croatá e Pecém. Apenas no ano de 1968, o município ficou constituído de 7 distritos: São Gonçalo do Amarante (Sede), Croatá, Pecém, Serrote, Siupé, Taiba e Umarituba.

E em cada pedaço de chão, dançantes de coco, reisado, contadores de histórias, rezadores, violeiros, benzedeiras, parteiras, atores, artesãos, pescadores e um universo da diversidade de um povo que tem por casa um município que se desenvolve, mas não perde a essência e o amor por sua gente.

Notícias recentes

Sessão Solene de Integração

No dia 25 de maio, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou uma sessão solene marcante para a integração da Procuradoria Especial da

UTILIDADE PÚBLICA

ATENÇÃO, cidadãos da nossa cidade! Vocês sabiam que podem ser ressarcidos integralmente de qualquer valor cobrado indevidamente em suas contas de energia? Isso mesmo! O

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support