Novembro azul: como o preconceito pode atrasar diagnósticos

O Novembro Azul ainda disputa com o machismo para evitar o diagnóstico tardio dos casos de câncer de próstata. Em 2021, um estudo realizado pelo Datafolha mostrou que para 21% da população masculina o exame do toque retal “não é coisa de homem”. Para outros 48% dizem que o preconceito os impede de fazer o exame. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre a cada 38 minutos por em razão da doença.

É importante que, mesmo sem apresentar os sintomas, homens acima de 45 anos façam o exame para que, em caso de detecção precoce, o tratamento seja iniciado o quanto antes. O Novembro Azul é mais do que uma campanha de conscientização, ele vem, todo ano, para lembrar dos cuidados com a saúde, mas é preciso que os cuidados sejam mantidos para além dos exames, pois existem formas de evitar o desenvolvimento da doença. Abaixo, listamos algumas das ações que auxiliam homens a evitar o desenvolvimento do câncer:

– Comer uma grande variedade de vegetais e frutas diariamente;

– Ser fisicamente ativo;

– Manter um peso saudável;

– Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas;

– Mantenha suas consultas de rotina em dia.

Ações também importantes para manutenção da saúde em geral:

– Verificação da pressão arterial;

– Hemograma completo;

– Dosagem da glicemia;

– Dosagem do colesterol;

– Testes de urina;

– Atualização da carteira vacinal;

– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

As campanhas de conscientização devem entender o comportamento do brasileiro e trabalhar em cima dos seus medos e preconceitos para que o combate à doença tenha maior alcance e traga bons resultados. Lembre-se: é sempre melhor prevenir. A Câmara Municipal está crescendo junto com você.

Notícias recentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Hoje, 26 de fevereiro, foram realizadas duas audiências públicas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. As audiências abordaram a prestação de

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support